311765-600x600-1

Cultura Pop para crianças

A maioria das pessoas relaciona a palavra educação a algo estritamente erudito e tradicional e é tentando quebrar esse paradigma que vou indicar alguns títulos que mostram a cultura pop não apenas como entretenimento mas também uma boa fonte de conhecimento e valores. Então aqui vão algumas dicas de alguns livros que conseguiram traduzir esse universo para os pequenos:

1. Rock para pequenos 

O livro nasceu da união entre duas paixões: rock e crianças. Sem muita firula, com textos diretos e ilustrações coloridas, o livro apresenta para os pequenos esse incrível mundo do rock e alguns dos seus ícones.

sabendo  como é difícil ensinar bons hábitos/maneiras para as crianças, e por isso usou a tática de mostrar os ídolos como bons exemplos. Assim, Hendrix incentiva a escovação dos dentes, Elvis recomenda cabelos bem penteados e Bowie mostra a importância de respeitar as diferenças.

 

rock_baby livro-infantil-rock-bowie

O encanto visual de “Rock Para Pequenos” é fornecido pelo traço do ilustrador mineiro Lucas Dutra. Ele deu vida e cores aos ídolos escolhidos pela autora, acrescentando detalhes que certamente vão agradar os pais roqueiros, que não resistirão a dar uma boa espiada no livro dos filhos. Eles vão curtir a caricatura estilosa do Joey Ramone, os detalhes na roupa do Steve Harris (camiseta do West Ham!) ou o cuidado de retratar o Chuck Berry com o modelo exato de guitarra que ele usa.

“Rock Para Pequenos: Um Livro Ilustrado Para Futuros Roqueiros” é o primeiro lançamento de literatura infantojuvenil da Edições Ideal. A temática relacionada ao universo do rock and roll vem para honrar a vocação e o direcionamento da editora, mostrando que a tradição dos bons sons pode ser cultivada desde o berço.

 

2. Cinema para pequenos 

311765-600x600-1 965459_616686121696601_540053608_o

 

 

Depois de enfrentar Lorde Voldemort, Harry Potter luta contra o bullying em “Cinema para Pequenos: Um Livro Ilustrado para FuturosCinéfilos”, segundo livro da dupla Laura Macoriello e Lucas Dutra, autores de “Rock Para Pequenos”

“Harry é um aprendiz de bruxo, usa óculos e é muito atrapalhado, mas isso não importa, pois ele ainda será um grande bruxo!”, escreve a autora no texto de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Como em “Rock Para Pequenos”, Macoriello recorre aos ídolos da cultura pop para ensinar hábitos saudáveis, conviver com as diferenças e exercer a cidadania.

Além do bruxo da série de J.K. Rowling, Jack Sparrow (de”Piratas do Caribe ) mostra como a conversa é a melhor saída para os problemas. Neo (Matrix” ), senhor Miyagi (Karate Kid” ), Indiana Jones (“Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida ), Ferris Bueller (Curtindo a Vida Adoidado ), Coringa (Batman ), Doutor Emmett Brown (De Volta para o Futuro ) e Benjamim (“O Palhaço ) também estão no livro.

311766-550x365-1

311767-640x480-1

 

 

3. Pop art:

 

0,,56573696,00

Um mundo repleto de cores, formas, texturas e sentimentos. Esse é o cenário do livro-brinquedo, Onde Está o Urso da Amizade?, de Romero Britto. Em sua primeira obra infantil, lançada no Brasil, ele já lançou o livro My Alphabet Playbook nos Estados Unidos, o artista plástico pernambucano convida às crianças a viajar a partir de seus traços multicoloridos.

espero que tenham gostado das dicas ,até mais!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s