dsc_0198_crianca_brincando_no_parque_13_de_maio_no_dia_das_criancas__foto_rafa_oliveira

Recife para crianças : Conheça os parques da cidade

Nas grandes cidades os parques são considerados um refúgio lúdico da cidade onde seus habitantes  se apropriam do espaço público para desenvolver suas atividades de lazer , entretenimento, e de prática de esportes.Parques são um dos componentes-chaves de uma cidade especialmente dedicada em propiciar um alto nível de qualidade de vida aos seus habitantes.Dessa maneira, Passear num parque gera benefícios para todos mas as principais beneficiadas são as crianças  nessa fase da vida, tudo o que se vê é absorvido e há bastante retidão, pois as crianças estão em um momento de pura aprendizagem. Por isso, programas televisivos e tudo o que acontece na internet é entendido pelos pequenos como se fosse uma verdade. As brincadeiras ao ar livre tiram esse foco e dão outro sentido à vida e nada melhor do que brincar no parque . Em Recife é disponibilizado uma quantidade razoável desses espaços que  incluem muitas vezes playgrounds e campos de esportes, laguinhos e centros educativos como museus e jardins botânicos. nesse post vamos listar esses espaços na cidade:

LEIA MAIS:

Vai pra rua menino! os benefícios de brincar ao ar livre!

Piscina,parquinho,esportes e amigos… Vamos a um clube?

Parque da jaqueira

HS221009018

Localizado na zona norte do Recife é o maior e dos mais populares parques da cidade o seu grande atrativo é a sua área verde.

Ruas de acesso:  rua do futuro

Av.Rui Barbosa (sentido subúrbio-Cidade)

Mais informações: 

Parque  da jaqueira

Roteiro no parque da jaqueira

Parque treze de maio

dsc_0198_crianca_brincando_no_parque_13_de_maio_no_dia_das_criancas__foto_rafa_oliveira

É o parque mais antigo da cidade sua construção remete ao séc. XIX  e ao seu entorno encontramos o imponente prédio da faculdade de direito ,Cãmera dos vereadores,assembléia legislativa e a biblioteca pública do estado. localizado no centro da cidade é o ponto de encontro de jovens e de moradores das cidades da região metropolitana. No Parque 13 de Maio podem ser encontradas árvores de várias espécies, arbustos e ervas tropicais e obras de artes além de funcionar um mini-zoô .Durante muito tempo a conservação da estrutura encontrava-se precária sendo beneficiada  nesse momento por uma reforma.

Ruas de acesso: rua do hospício ,rua princesa Isabel e rua Mamede simões

Parque Dona Lindu

parque-dona-lindu_antonio-tenorio_prefeitura-do-recife

Situa-se  na praia de Boa Viagem, na região de Setúbal, localizado entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha.Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer,  fora construído numa área de 27.166,68 m², à beira-mar da praia de Boa Viagem, com 60% destinados à área verde.O parque  inclui ciclovia, pistas para cooper e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica. Conta também com teatro, pavilhão para exposições, restaurante, sanitários, fraldário e central técnica.

Ruas de acesso: avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha

Parque Apipucos

20121221115520791919e

Apesar de ter sido entregue apenas a primeira fase o Parque de Apipucos Maximiano Campos já conquistou uma grande parte da população que mora nos arredores do equipamento. Crianças, jovens e adultos já circulavam pelo local, utilizando os brinquedos e conhecendo o novo espaço. As características mais marcantes da paisagem, relacionadas à arquitetura do lugar e às suas condições geográficas, dão um toque especial à área de lazer, que possui ainda: terraço voltado para o açude, pista de cooper brinquedos infantis, academia ao ar livre, espaço para eventos (anfiteatro natural com espaço arborizado).

Rua de acesso: rua de apipucos

Extras:article

Parque dois irmãos

é um parque, horto, jardim botânico e zoológico e reserva ambiental, localizado no bairro de Dois irmãos  O Parque tem uma área de 384,42 hectares, sendo 14 hectares de zoológico.

A reserva do Parque, considerada uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco, proporciona aos visitantes conhecer o ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como preguiças, saguis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros. O Parque possui cerca de 600 animais entre aves, répteis, mamíferos e peixes distribuídos em mais de 200 espécies.

O Parque Dois Irmãos representa os zôos do Norte e Nordeste e se destaca pelos eventos pioneiros e atividades inovadoras nas áreas de educação ambiental e reprodução de animais em cativeiro.

No Parque, o conhecimento da natureza é adquirido através da vivência e do contato direto com os animais, fazendo com que o zôo deixe de ser “vitrine de animais” para se transformar em centro de conservação da natureza.

Ingresso: 2 reais .crianças até 1 metro e idosos a entrada é gratuita.

Rua de acesso: Rua dois irmãos

Sítio da Trindade

4548980856_461dfa8ce4_z

O Sítio da Trindade é um sítio histórico situado no bairro de Casa Amarela,zona norte do Recife.Possui uma área de 6,5 hectares de área verde, com um chalé de 600 m², que hoje é utilizado para atividades culturais. Toda a área do Sítio é, também, utilizada pela população para passeios ao longo de todo o ano e festas, nos períodos junino e natalino.

rua de acesso: estrada do arraial e estrada do encanamento

LEIA TAMBÉM:

10 Brincadeiras ao Ar livre para crianças menores de 1 ano – Parte I

10 Brincadeiras ao Ar livre para crianças menores de 1 ano – Parte II

Recife para crianças: Um domingo no Recife Antigo

Como fazer um piquenique perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s