7659848674_8b797bea5f_b

Arte também é diversão : 5 pintores pra apresentar á criançada

7659848674_8b797bea5f_c

Muitos vêem a arte como um universo sisudo ,elitista e principalmente separatista. Mas ao contrário que muitos pensam a arte faz parte do nosso cotidiano e principalmente é íntrisico ao ser humano ,e é nessa tentativa de desmistificar e principalmente desbravar   esse universo s é que esse post apresenta 3 artistas cujas obras se aproximam de alguma maneira do universo infantil  e quão divertido é aprender sobre a história da arte.

Leia mais:

Exposição de arte: educação e diversão para crianças e adultos

Como estimular a visita de museus históricos em crianças

1. Tarsila do Amaral – cores e lendas brasileiras

EFCB50

Pintora ,desenhista e uma das principais representantes do movimento modernista brasileiro em meio à uma viagem de “redescoberta do Brasil”  com o poeta franco-suíço Blaise Cendrars, Tarsila iniciou sua fase artística “Pau-Brasil”, dotada de cores e temas acentuadamente tropicais e brasileiros, onde surgem os “bichos nacionais”(mencionados em poema por Carlos Drummond de Andrade), a exuberância da fauna e da flora brasileira, as máquinas, trilhos, símbolos da modernidade urbana.

Por que as crianças vão gostar?

Nos seus quadros cheio de cores e formas diferentes são retratados diversas lendas brasileiras ( a cuca por exemplo) é uma ótima oportunidade de contar essas estórias para criançada.

mais informações:

site oficial da tarsila AQUI  tem uma sessão especial cheia de atividades para a criançada

2. Portinari : Brincadeiras de criança

i315896

Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956, e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal doRio de Janeiro).Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Por que as crianças vão gostar?

Em suas obras é possível encontrar muitos quadros relacionados à infância  quando ele retrata diversas brincadeiras tradicionais que tal dialogar com essas obras brincando de pipa,pião ,roda…

3. A geometria de Escher

artista gráfico holandês Escher gostava de brincar com formas geométricas e de iludir o espectador. o que nos faz sempre indagar o que realmente está representado na tela.

escher

Por que as crianças vão gostar?

A obra de escher é um prato cheio pra criançada .com ela podemos desenvolver atividades como origami inspirada na obra dele como podemos ver AQUI   ou aprender matemática de uma forma bem diveritda veja AQUI

4. O mundo onírico de Salvador Dalí

salvador_dali_a_persistencia_da_memoria

‘Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
-Parece meio estranho, heim!
Também um bico de pato
E um jeitão de sabiá…  é mais ou menos assim as obras desse importante pintor catalão conhecido por ser um dos representantes do movimento realista cuja principal característica é o elemento onírico ou seja se inspirava   no mundo criativo dos sonhos ,O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, com excelente qualidade plástica. para alguns a sua obra não faz nenhum sentido mas ninguém nega a sua inconfudível criatividade.

Por que as crianças vão gostar?

colocar num quadro os seus sonhos mais loucos é a coisa mais divertida imagina pra criança .estimule as crianças a fazer aomesmo usando colagens,diferentes materiais e pronto!

5. Pollock

Desenvolveu uma técnica de pintura,na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. Pollock foi muito importante para o ‘dripping’; o quadro “UM” é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não usa mais pincéis.

Por que as crianças vão gostar?

vão se identicar de cara com os garranchos que toda criança faz ,que tal usar a tinta  numa lata furada e reproduzir o mesmo efeito

DICAS:  Esses artistas é uma apenas uma sugestão que tal aproveitar alguma exposição de algum artista  que esteja acontecendo na sua cidade e fazer o mesmo ou pesquisar na internet ou livros e fazer atividades com outros artistas  seguem aqui alguns passos:

1. DescrevamPara tanto, oriente-as a olharem cuidadosamente a imagem, momento em que poderão identificar e interpretar detalhes visuais.
2. AnalisemPara estimular oas crianças a prestarem atenção na linguagem visual e nos mais variados elementos que a compõem (como cores, texturas, dimensões, materiais, suportes, técnicas, etc. ) , faça uma série de perguntas, para provocar a reflexão entre eles.
3. Interpretem A partir das ideias, interpretações, sentimentos e em oções das crianças, crie possibilidades pedagógicas para trabalhar a temática da imagem. Liste-as e eleja, ainda com a ajuda das crianças.. Mostre também outras manifestações visuais que tratam do mesmo tema e estimule-as a fazer comparações (entre cores, formas, linhas, texturas, organização espacial etc. ).
4. Fundamentem Junto as crianças , elabore uma lista com os aspectos que provocam curiosidade sobre a obra, o autor, o processo de criação, a época etc.
5. Revelem Diante das novidades, certamente as crianças estarão estimuladas a produzir. Aproveite a ocasião e dê a elas a chance de desenhar; experimentar representações em três dimensões ; investigar materiais plásticos, formas, cores, texturas e linhas, além de exercitar as habilidades de recorte, colagem, modelagem, pintura etc.

mais informações nestes sites :

http://www.historiadaarte.com.br

http://www.brasilescola.com

LEIA  TAMBÉM :

Inhotim : um museu de novidades

Castelo,arte e muita história conheça o instituto Ricardo Brennand

Apertem os cintos ! Crianças em casa … pintura a dedo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s