Festival de teatro de objetos

Conhecendo a arte do Teatro de objetos

Se eu disser que uma chaleira pode virar uma Maria- fumaça e um saca-rolha uma bailarina ? no mínimo achariam que estou delirando pois bem isso é possível no teatro de objetos .Para quem não conhece o Teatro de Objetos é uma vertente do Teatro de Animação que se vale de objetos prontos, no lugar de bonecos, deslocando-os da sua função original  e conferindo-lhes novos significados, sem transformar, porém, a sua natureza, explorando uma dramaturgia que se vale de figuras de linguagem, em detrimento da importância da manipulação propriamente dita. Dentro deste conceito,novos significados podem ser dados aos objetos, sem transformar a sua natureza,por meio de associações que se podem dar pela forma, pelo movimento, pela cor, pela textura, pela função do objeto, etc. Por exemplo,quando, no Teatro de Objetos usa-se  um lenço de seda para retratar uma mulher bonita, associamos a suavidade da seda para caracterizar a maciez e, por conseguinte, a beleza desta mulher.

Assim, vemos que não podemos escolher qualquer objeto para expressar a personagem ou idéia que buscamos: o objeto escolhido deve criar no espectador uma associação metafórica que o transforme em outra coisa além do que ele é, sem que deixe de ser o que ele efetivamente é. Precisaríamos, portanto, encontrar em um objeto algo que justificasse associá-lo à idéia ou à imagem qu se escolhe.

Exemplos com objetos:

  • pela forma e a cor, uma ameixa poderia ser um coração;

  • pelo movimento, um furador de papel poderia ser um sapo;

  • pela função, um martelo poderia ser um personagem rude e violento;

  • pela semântica, um pregador de roupas poderia ser um pregador religioso.

Esse tipo de teatro ainda é  pouco desenvolvido no Brasil mas durante a década de 1980 teve um relativo reconhecimento graças ao quadro de contação de estórias no programa Rátimbum da tv cultura lembra? o teatro de Objetos já possui tradição na Europa e é dessa parte do mundo que vem a maioria das companhias.

No entanto nos últimos anos vem se realizando o Festival internacional de teatro de objetos que em sua jornada pelo Brasil, o FITO – único festival do tipo no País -, já foi visto por mais de 200 mil pessoas de oito cidades diferentes: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MT), Manaus (AM) e Recife (PE) e Curitiba (PR)

Neste mês de setembro a FITO estará em Recife pelo segundo ano consecutivo prometendo repetir o mesmo sucesso do ano passado com atrações  do mundo inteiro na programação destinado para todaa as idades desde o pequenininho ao adulto tudo isso com muita imaginação e criatividade. confira o site AQUI

LEIA TAMBÉM:

Crianças e Teatro

Corrida das cores agora no Brasil!!!

Fantasias pra brincar

Música pra crianças e adultos

Recife para crianças: Um domingo no Recife Antigo

Cinema: 31 minutos – O filme

Uma opinião sobre “Conhecendo a arte do Teatro de objetos”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s