menina rosa

Porque meninas vestem rosa e meninos vestem azul?

Não é raro encontrar uma menina que ama a cor rosa tanto que ela queira usar apenas roupas  , pintar o quarto e brincar com  brinquedos e objetos desta cor .Seja no Brasil, Estados Unidos ou Coréia do Sul este fenômeno é muito comum entre as crianças de vários grupos étnicos, independentemente de suas origens culturais isto   influência de propagandas comerciais globais  destinadas a meninas e seus pais, como por exemplo a Barbie universalmente popular e produtos  da Hello Kitty que se tornou uma tendência moderna,condicionando o  subconsciente e inconsciente de meninas e meninos  em um universos maniqueísta: O azul e O rosa.


Mas nem sempre foi assim(como muitos hábitos que parecem já vieram prontas para ao mundo mas pelo contrário foram criados por algum interesse ) a cor rosa inicialmente  era uma cor associada à masculinidade, considerado um aguado vermelho e tinha o poder associado com essa cor( a cor vermelha tem os seguinte valores a ela atribuídas: dinamismo, força, baixeza, energia, revolta, movimento, barbarismo, coragem, furor, esplendor, intensidade, paixão. Sendo o rosa derivado desses mesmos valores). Em 1914, The  Sunday Sentinel , um jornal americano, aconselhou as mães a “usar rosa para o menino e azul para a menina, se você é um seguidor de convenção.” A mudança de cor de rosa para as meninas e azul para os meninos aconteceram na América e em outros lugares somente após a Segunda Guerra Mundial. Como a sociedade moderna entrou exaustão política no  século XX , o conceito de igualdade de gênero emergiram e, como resultado, reverteu a perspectiva sobre as cores associadas a cada um dos sexos, bem como as ligações superficiais que a elas associadas. Hoje, com os efeitos da publicidade sobre as preferências do consumidor, esses costumes de cor são um padrão mundial.
Os objetos rosa que preenchem as  imagens das meninas e seus acessórios revelam uma expressão penetrante e culturalmente manipulada de feminilidade e um desejo de ser visto sendo   o mesmo o que acontece com os meninos em relação a representação da masculinidade através da cor azul.


Isto também reflete nas diferenças entre os objetos  de  meninos e  objetos de meninas  que  estão divididos e afetam o seu pensamento e padrões de comportamento. Muitos brinquedos e livros para as meninas são rosa, roxo ou vermelho, e estão relacionadas a tornar-se, vestir-se, cozinhar, e assuntos domésticos. No entanto, a maioria dos brinquedos e livros para os meninos são feitos de diferentes tons de azul e  estão relacionadas com robôs, ciência, indústria, dinossauros, etc .Este é um fenômeno tão intenso como a mania de Barbie. Sendo estes tipos de diretrizes divididas para os dois sexos que afetam profundamente identificação das crianças do grupo de gênero e de aprendizagem social,e a consequência disto podemos ver mais tarde por exemplo   nas universidades onde homens são maioria nas ciências exatas engenharia,física,bioquimíca etc ( O construir ,raciocínio lógico omo valores masculinos)e as mulheres nos cursos de humanas :letras,pedagogia,psicologia etc (o cuidar , O ensinar como valor feminino).

As meninas e meninos crescem, e eles não vai ser tão obcecado com a cor rosa ou azul ,no entanto, a associação original com o código de cores, muitas vezes permanece. Os condicionando a um mundo dividido (e retrográdo) ao invés de compartilhar um universo de experiências ( e cores) que os fariam crescer individualmente e preincipalmente coletivamente ,onde um brinquedo não seria classificado como de menino ou menina mas apenas um brinquedo.

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