marco-zero criança

Recife para crianças: Um domingo no Recife Antigo

Nada é mais legal do que passear ao livre né?e quando esse paseio reuni a cultura e a história da nossa cidade fica melhor ainda (pra quem não é da cidade uma oportunidade de conhecer pouquinho dela), é tudo isso que em um dia de domingo o passeio no bairro histórico do Recife proporciona . Bairro que deu origem a povoação da cidade tem em seus prédios e ruas um livro de História a ser explorado por moradores e turistas.São várias as atrações deste local que fica impossível visitá-las de uma só vez e por isso  não é um intinerário definido e sim  são apresentadas as opções  que você pode fazer em vários  passeios confiram!

Um pouco de história: O bairro do Recife surgiu em fins da primeira metade do século XVI. O ponto de origem da povoação foi um porto, construído para escoar pau brasil e os produtos da atividade agro-açucareira de Olinda, então capital pernambucana. Instalado o porto, também foram erguidas depósitos e as casas para servir como residências dos trabalhados portuários e pescadores ,  e assim, nasceu a comunidade.Em 1624 Recife e Olinda foram invadidas por holandeses e  durante o seu domínio ( entre 1624-1654), e precisamente com a chegada do conde Maurício de Nassau a Pernambuco (1637), é que o bairro passou a ter algum planejamento e por conta do seu localizamento estratégico se desenvolveu numa grande metropóle da época .Séculos se passaram ,ocorreram diversas reformas no bairro ,mas o seu charme boêmio de zona portuária o transformou no local de convergência das manifestações culturais da cidade e  grandes programações turísticas ,como o Carnaval e as festividades do ciclo natalino recifense ocorrem lá.

VEJA TAMBÉM:

Como estimular a visita de museus históricos em crianças

Exposições de Arte: educação e diversão para crianças e adultos

Programação:

1.Rua do Bom Jesus (Antiga rua dos Judeus): Esta é uma das ruas mais antigas e por isso a principal do bairro,por se localizar numa zona onde se concentra algumas empresas serve apenas como um estacionamento mas no domingo a tarde se transforma num dos corredores da famosa feirinha do Bom Jesus com dezenas de barraquinhas que você vai  encontrar  de tudo :brinquedos tradicionais para a criançada,artesanato em geral, moda e comidinhas.nesta rua funciona dois museus : A sinagoga Kahal Zur Israel e o museu de bonecos gigantes.

  • Sinagoga Kahal Zur Israel

Por que visitar: Durante a Invasão Holandesa no século 17 ocorreu a primeira migração oficial judaica em todo o território americano (No entanto milhares de judeus já viviam ilegalmente desde o século 16 sob a condição de *criptojudeus e **cristão novos) e o centro dessa comunidade era o bairro do recife,nesta rua funcionava a  Kahal zur Israel ,a primeira sinagoga do Continente Americano.Em seu interior escavações arqueológicas revelam a antiga estrutura do prédio e parte do piso original da rua ,além de uma réplica de um templo judaico.

O que abordar com a criança: uma série de recortes temáticos  podem ser relacionados ao acervo do museu,   o histórico ao abordar o período holandês : no térreo do prédio a visita é autoguiada através de painéis explicativos se a criança já for alfabetizada você pode pedi-la para os ler e perguntar o que ela entendeu ,qualquer dúvida que tiver a instituição dispõe de monitores. Outro aspecto que pode ser trabalhado é o cotidiano da época e aí você pode realizar comparações com o presente. Outro aspecto que pode ser trabalhado é o religioso,com o auxilío do educativo e a visita ao templo religioso com o auxílio da equipe de mediação educativa conhecer um pouco da religião judaica.

Melhor para : Crianças maiores de cinco anos

Serviço:

ingresso: 6 reais a inteira e 3 a meia (estudante e idosos)

funciona de terça a sex das 9:00 ás 16:30

                      dom  das  14:00 ás 18:00         

2.Praça do Arsenal

No finalzinho da rua do Bom Jesus se localiza a praça do arsenal,local onde ocorre atrações infantis como teatro,brincadeiras e música as atrações geralmente começam ás 16:00 ás 19:00 horas.Ao lado da praça podemos encontrar dois importantes cartões postais da cidade a torre de Observação astronômica Malakof (que está fechada para reformas infelizmente) e as ruínas do portal de entrada da cidade.

3.Marco Zero e Arredores

Andando um pouquinho você chega a praça do Marco zero que  é o ponto inicial das estradas do estado de Pernambuco e também o ponto exato onde se iniciou a cidade.Um amplo espaço  ao lodo do porto do Recife que se consolidou como o espaço dos grandes eventos da cidade.lá as crianças brincam a vontade ,tem cheirinho de pipoca,ensaio de grupos de maracatu e pagando aos diversos barqueiros que tem ,você pode atravessar de barco (se tiver coragem já que muitos deles não tem equipamento de segurança)e chegar ao pátio de esculturas de Brennand (um renomado  artista plástico recifense). Mas caso você não queira fazer esse passeio e continuar em terra firme ,você pode conferir alguma exposição com a criançada em alguns desses centro culturais:

  • Centro Cultural Santander
  • Centro cultural Correios
  • Centro Cultural da Caixa

 

Cais da Alfandêga e Arredores

Imagem: Tito Garcez

Um pouquinho mais afastado dessas atrações está o Cais da Alfandêga que constituí o polo mais alternativo e boêmio do bairro.Nesta área se encontra a igreja Madre de Deus um exemplo das dezenas igrejas barroca da cidade e que infelizmente não abre durante o fim-de –semana, a livraria cultura um dos pontos de encontros mais badalados da cidade ,que você pode levar a criançada para o espaço de leitura infantil que é disponível na loja.Mas o principal atrativo com certeza é o paço alfandêga antigo mosteiro transformado em shopping ,no seu terraço você tem a melhor vista da cidade,o pôr-do-sol é de tirar o fôlego.

Espero que tenham gostado das dicas!

LEIA TAMBÉM:

Roteiro na Jaqueira

2 opiniões sobre “Recife para crianças: Um domingo no Recife Antigo”

  1. Olá, boa noite!

    Notei que uma foto de minha autoria foi utilizada na postagem. Gostaria de pedir, então, que a imagem do Paço Alfândega, que inclusive leva a minha assinatura no canto inferior direito, receba uma legenda com meu nome.

    Desde já, agradeço a atenção!

    Abraços,
    Tito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s