Estrelas - A Torre Mágica

Estante: Como nasceram as estrelas de Clarice Lispector

‘Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro — e bem escuro estava esse céu(…)

‘Como nasceram as estrelas’ de  Clarice Lispector é uma coletânea de doze contos onde a autora busca dialogar com  o pequeno leitor sobre as  lendas e histórias de personagens do folclore brasileiro, como o Curupira e o Saci-Pererê. Para cada mês do ano, Clarice revela uma lenda ou conto que retrata cenários e tradições característicos da cultura brasileira.  Esse trecho acima é da estória que dá nome ao título do livro conta como, em uma aldeia, travessos curumins deram origem a gordas estrelas brilhantes. Esse   mês do folclore é uma ótima oportunidade de apresentar o universo fantástico das lendas brasileiras aos pequenos,aproveite !

Confiram um trechinho do conto:

‘(…)Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta — eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga. Mas os gatinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas — e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu. Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.(…)

Autor: Clarice Lispector

Editora: Rocco

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 8-11 Anos

 

LEIA TAMBÉM:

25 Clássicos da literatura infantil Brasileira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s