museu criança recife

Como estimular a visita de museus históricos em crianças

 

‘Quem gosta do velho é museu’, ‘ essa casa tá parecendo um museu’ são expressões como essas que demosntram o quanto esse lugar é carregado de estigmas e consequentemente de preconceitos,falhas oriunda da nossa formação cultural e escolar.

Visitar um museu não é o programa número 1 das famílias,nos muitos casos esta atividade está relegada a  escola o que na maioria das vezes torna tal experiência enfadonha para as crianças,dificultando ainda mais a criação do hábito de frequentar tais espaços.Outra dificuldade apresentada é o acesso seja por ser localizado distante das pessoas ou porque simplesmente os museus estarem fechados na hora da visita ( e também a infraestrutura do museu deixa a desejar -o que desistimula ainda mais). Mas o que fazer para mudar tal realidade? A resposta é simples criando um público frequentador desses espaços e para isso as famílias e as crianças são as palavras –chaves.E para isso segue algumas dicas para você juntar a família e a criançada e  tornar a visita ao museu mais divertidas:

 

Museu do estado de Pernambuco
  • A fase de preparação é a mais importante, pois é a que envolve todas as expectativas da criança. Por isso, é bacana que vocês façam tudo juntos. Procure informações na internet, em mapas, em livros sobre o que você pode ver no museu;
  • os adultos têm o papel de incentivar a reflexão entre as crianças. Diante de um prédio antigo ou monumento , pergunte o que ela acha dele, se ela acha bonito ou feio. Ao observar a estátua de alguém, pergunte se ela sabe quem foi essa pessoa e se ela acha que a pessoa realmente merece um monumento,Caso você não saiba não se acanhe e pergunte ao guia ou monitor do museu;
  • Lembre-se sempre que o passeio, apesar de se interessante para você também, é um momento de lazer a aprendizagem para o seu filho. Peça a opinião dele e tente priorizar atividades do seu interesse.
  • Compare o passado com o presente ,muitos museus exibem peças do cotidiano dos séculos passados esta é uma boa oportunidade de mostrar o processo de evolução da tecnologia e as diferenças de modo de vida.

 DICAS:

Durante o ano são realizados circuito entre os museus nas cidades do país inteiro você pode conferir mais informações neste site ou na página do facebook:

Intituto Brasileiro de Museus

Intituto Brasileiro de Museus facebook

 

Neste site disponibiliza alguns museus o estado de Pernambuco,ótimo para se programar:

Museus de Pernambuco

 

LEIA TAMBÉM:

Exposição de Arte: educação e diversão para crianças e adultos

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s