horta para crianças

Horta sensorial para crianças –Nem precisa ter quintal!

Em cidades cada vez mais urbanizadas e com o maior número de pessoas morando em prédios  é cada vez mais raro  o contato das crianças com a natureza:subi em árvores  nos quintais de casa ,as brincadeiras com terra ou lama(os famosos bolinhos de barro) ,regar plantas e etc. Muitos tendem a ficar no saudosismo mas é possível  adaptar e ainda usufluir de alguns benefícios de um quintal mesmo dispondo  de um pequeno espaço,um exemplo disso é o plantio de pequenos canteiros na varanda,janelas ou área de serviço . E esta vai ser a nossa dica : A criação de horta ou Jardim vertical  para crianças .

Leia mais:

Novas dicas para horta e jardins para crianças !

Vamos lá!

1º passo: Acho que a primeira pergunta que se deve estar fazendo é ‘Onde vou  fazer essa horta ?’ calma , a resposta é : Uma parede com incidência de luz solar –só isso! Buscando alternativas para aqueles que moram em apartamento achei essa proposta de criação de uma horta que usa como suporte garrafas PET que  podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais.

MATERIAL

– Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa;

– Tesoura

– Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame

– Para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PET

– Terra

– Semente de planta,hortaliça,tempero etc.

2º passo : MODO DE FAZER

Corte a garrafa PET, como na foto acima.

Para fixar as garrafas, devemos fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior da garrafa. Dá pra entender direitinho olhando bem a foto acima. Além dos furinhos para passar a corda, é necessário um pequeno furo no fundo da garrafa. A água usada para regar a muda precisa escoar.

Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro.  Em um recipiente separado, prepare a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. Preencha a garrafa PET até a metade com o preparado. Coloque sua hortaliça e ajeite bem, a seguir, adicione mais um pouco. Para que o solo fique firme, dê uma leva batidinha sob a mesa; este movimento fará a terra se assentar. Complete com mais um punhado até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a hortaliça for regada

Para a corda não escorregar existem duas sugestões:

Com Barbante e nós

Com arruela:

Para as crianças, o plantio e o cuidado com as plantas não só educa como diverte.
As plantas podem despertar outros sentidos além do paladar. Cada espécie tem uma aparência, uma textura, um cheiro distinto. É interessante que as crianças sejam estimuladas a perceber essas diferenças.Então crie diversos canteiros : um canteiro que estimula o olfato, com plantas que exalam cheiro de suas folhas, como citronela, alecrim, lavanda, manjericão, arruda e hortelã; outro canteiro é voltado para a visão, com flores de rosinha-de-sol, maria-sem-vergonha, gardênia, camarão-amarelo e margarida. e um último com plantas de texturas diferentes para o tato: planta-jade, boldo, boldo miúdo, dedo-de-moça e espada de são Jorge.

Dica:

  • O ideal é que o plantio comece da semente até a planta se tornar adulta. É importante lembrar que não vale escolher espécies que demorem demais para crescer, ou as crianças podem perder o interesse na atividade;
  • É importante que as crianças participem do plantio. Assim elas despertam o interesse pela natureza e se sentem responsáveis por cuidar do canteiro;
  • Faça da colheita um dia especial ,relembrando de todas as fases do plantio e da experiência que passaram ,além de convidar a criança no preparo do alimento que  ajudou a produzir.

Referências:

Marcelo Rosembaum

LEIA TAMBÉM:

Apertem os cintos! Crianças em casa… Pintura a dedo

10 Brincadeiras ao Ar livre para crianças menores de 1 ano – Parte I

10 Brincadeiras ao Ar livre para crianças menores de 1 ano- Parte II

Piscina,Parquinho,esportes e amigos…Vamos a um clube?

Inspiração: O fliperama do Caine

3 opiniões sobre “Horta sensorial para crianças –Nem precisa ter quintal!”

  1. Adorei a ideia, uma forma de cultivar verduras fresquinhas, sem agrotoxicos, e e uma ideia genial para desenvolver nas criancas um intersse pelas coisas simples, cultivar seu proprio alimento faz a crianca crescer mais interagida com a natureza, so vamos mudar o mundo dessa geracao consumista se comecarmos a mudar as criancas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s