roteiro para crianças em recife

Parque da Jaqueira

Playground do Parque da jaqueira

Um dos programas mais tradicionais em Recife  pra quem foi e quem tem criança é ir ao Parque da Jaqueira considerado o lugar ideal para quem procura lazer e descontração, aproveitando todas as belezas naturais de uma área ambiental preservada bem no meio de um centro urbano,localizado entre a avenida Rui Barbosa e rua do Futuro, bairro da Jaqueira que está localizado o Parque da Jaqueira. Com uma área de 70 mil metros quadrados, situados bem no meio de uma região nobre da capital pernambucana, este recanto de preservação ambiental que já ultrapassa séculos, tem como origem  a construção da capela Nossa Senhora de Conceição , em estilo barroco, construída no ano de 1766 que se tornou um marco histórico do local ,hoje  além da capela, o parque abriga outros espaços que são destinados à prática de esportes, atividades culturais e de lazer.     Para a diversão da criançada  ,o  espaço mais  procurado no Parque da Jaqueira é o playground. Ele dispõe de uma ampla área de recreação com balanços, escorregos, gangorras e casinhas de brinquedo.  O parque também dispõe de outros atrativos , porém mais visitados pelo público mais crescidinho, são as Pistas de Cooper com mil metros de extensão, de bicicross com 400 metros e obstáculos, de ciclovia que possui 1.100 metros e a de patinação com 600 metros.   Além da pista com obstáculos para corridas de bicicletas lembrando que  a pista de patinação é disponíveis pra todas as  pessoas de todas as idades em busca de aventura.

Capela de Nossa Senhora da Conceição (JAQUEIRA

O parque funciona diariamente mas os dias de maiores fluxos são os fins-de-semana ,o local se tornou um ponto de encontro para jovens que desejam praticar esportes ,realizar  pique-niques e se encontrarem, já as crianças encontram nesse local o ideal  para correr ,brincar,andar de bcicleta tudo sso por conta do seu amplo espaço cada dia mais raro na cidade. além da sua grande área verde por isso sugiro além de brincar no playground desenvolver atividades complementares que o aproxime da natureza,pois os espaços abertos são  como grandes laboratórios de ciência pois basta deixar a criança a vontade  para as perguntas surgirem às dezenas, por que isto existe aqui e não ali, como foi que isso cresceu e aquilo morreu, por que os seres vivos são assim e não de outro jeito etc. Questões que remetem ao universo científico e vão exigir explicações sobre o como e o porquê. Tantas podem ser as perguntas que os pais ficam vez por outra sem graça de não saber responder, chegando a lamentar não ter deixado a criança jogando, quieta, videogame em casa.Mas aí está a ocasião para participar ativamente da educação do seu filho. Ninguém é obrigado a saber tudo, por isso, pai e mãe devem aproveitar a dúvida e propor uma pesquisa na internet ou uma ida à biblioteca atrás dos livros adequados. A criança vai se encantar com essa parceria .E no passeio pela área verde, chame a atenção do seu filho para as diferentes espécies de plantas, árvores e flores, cada uma de um formato, um tamanho e uma cor. Mostre como tudo está interligado e “conversa” um com o outro, ou seja, onde tem planta, tem inseto, onde tem árvore com fruto, tem passarinho e assim por diante. É o modo de a biodiversidade dizer que ninguém vive sozinho, do formigueiro ao arbusto, no planeta Terra.  desenvolva essas atvidades com crianças acima de 4 anos. já as crianças mais pequenas ,acima de 1 ano, Liberdade  é a palavra de ordem ,pois nada pode ser mais chato do que brincar com sapato desconfortável o ideal é que se fique descalço nada mais gostoso do que ter contato com a areia e grama (principalmente para as crianças que moram em prédios) e essa é uma ótima experiência para crianças dessa idade e que aindam não podem usufruir da estrutura do parquinho.

Depois de brincar bateu aquela fome? além das diversas barracas espalhadas pelo parque com as tradicionais comidas de parque : pipoca,churro,algodão doce ,picolé e outras guloseimas,se você opta por uma aliementação mais saudavél diversos quiosques na entrada principal do parque na rua do futuro oferecem frutas frescas e água de coco no seu cardápio mas você pode levar o seu próprio lanche .e a  ida ao parque também pode ser uma ótima oportunidade de interagir com outras mães e amigas que tal aproveitar a tradição do parque e combinar um pique-nique  e elaborar uma gincana ou caça ao tesouro ? com os pequenos a imaginação é quem manda. aqui fica essa dica  logo abaixo algumas informações e avaliações realizadas sobre o parque e não custa nada lembrar aos pais e responsavéis a acompanhar as crianças em todas atividades e sua supervisão constante.espero que tenham gostado das dicas e aproveitem!

espaço verde do parque é uma ótima oportunidade de aproximar os pequenos da natureza

Ficha técnica:

Área: 70.000 metros quadrados

Ruas de acesso:  rua do futuro

Av.Rui Barbosa (sentido subúrbio-Cidade)

Av. Cons. Rosa e Silva ( sentido cidade-subúrbio)

localização do parque da jaqueira

ingresso: entrada gratuita

Banheiros: existem 4 (incluindo 1 infantil e 1 destinado a pessoas com deficiência física)

Segurança :As equipes trabalham 24 horas por dia, todos os dias, em grupos formados por seis Guardas Municipais do Recife, em cada plantão de 12 horas.além de apoio da polícia militar na área externa do parque.aconselho frequentar durante o dia.

Posto de saúde: não tem,mas sobre a questão dos primeiros socorros em casos de acidentes, os funcionários estão orientados a acionar o Samu ou o Corpo de Bombeiros, caso os incidentes aconteçam. Outro apoio para os usuários em casos de acidentes são os vigilantes do Parque da Jaqueira, já que alguns deles fizeram curso de primeiros socorros.

Manutenção: O parque da jaqueira é um referencial na cidade e por isso pode-se notar uma preocupação de mantê-la sempre limpa e organizada( existem bastante lixeiras espalhadas pelo parque e uma equipe de limpeza muito ampla) realidade que a diferencia dos demais parques da cidade  infelizmente. o único ponto negativo são algumas pichações nas paredes de estruturas do parque e algumas estruturas qu foram alvo de vandalismo.

Diferencial: O amplo  espaço e a segurança dos brinquedos disponíveis ( alguns itens cada vez mais raro nas grandes cidades) as  crianças podem ficar mais a vontade, além da tranquilidade um outro serviço diferenciado encontrado apenas no Parque da Jaqueira é um espaço chamado Fraldário. Trata- se de um banheiro para trocas de fraldas de bebês. Sua estrutura chama a atenção por ter uma característica diferente de um banheiro comum, além de está localizado quase no centro do parque. São esses pequenos detalhes que encantam as pessoas e fazem do lugar o mais visitado entre os parques da cidade do Recife.

Estacionamento: não possui( o que faz você em alguns casos reféns de flanelinhas)

Horário: Diariamente, 5h às 22h.

Acho que você vai gostar desse também:

Roteiro na Jaqueira

Recife para crianças: Um domingo no Recife Antigo

Uma opinião sobre “Parque da Jaqueira”

  1. Olá moro em Maceió e vim passear na cidade do meu coração e hj conheci o parque. Da Jaqueira e gostaria de parabenizar os cuidados e a administração da prefeitura.
    Sou coordenadora de educação ambiental da SEMPMA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s